sábado, 6 de fevereiro de 2016

Estação Ferroviária Barão de Mauá, 90 anos de história.

Por Jorge Gonzaga Azulão

Foi inaugurada, nesta 4ª feira, 03/02, a exposição ESTAÇÃO BARÃO DE MAUÁ, 90 ANOS DE HISTÓRIA, em comemoração aos 90 anos da Estação Ferroviária que marcou a vida de milhões de pessoas, ao longo de sua existência, quase centenária. Painéis fotográficos, aparelho de telefone e telégrafos da época, miniaturas de ferrovia e outros, contam a história de um patrimônio arquitetônico que merece ser revitalizado para as futuras gerações. Pensando nisso o Secretário de Transportes Carlos Roberto Osório, descendente do Engenheiro Cristiano Otoni, que construiu a Estação Central do Brasil, resolveu transferir a Sede da Secretária de Transportes para o local a fim de agilizar a revitalização daquele espaço.
Durante o evento estiveram presentes lideranças de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, para onde partiam trens com trajeto interestadual. 
Vários ferroviários foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao país, através do seu trabalho como funcionário da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, criada em 1871, na cidade de Londres, com capital Inglês e Brasileiro. Em 20 de dezembro de l950, a lei l.228 autorizava a implantação definitiva da ferrovia e sua denominação passou a ser ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA, ficando sob a jurisdição do Ministério da Viação de Obras Públicas.
Em 1957 a Estrada de Ferro Leopoldina foi incorporada à RFFSA. Em 1985, os trens de subúrbios do Rio de Janeiro transportavam 1.200.000 passageiros/dia, sendo que no Terminal Barão de Mauá circulavam 80.000 passageiros p/dia.
Os trens deixaram de circular a partir da Estação em 2001, após a privatização que aconteceu em 1998.
O Movimento Projeto Central - Pela Revitalização dos Trens de Bitola Estreita e Elétricos, espera que com a visão atuante do atual Secretário de Transportes Carlos Roberto Osório e da Comissão Especial do Transporte Ferroviário, presidida pelo Deputado Estadual Zito, possamos ver a Estação Ferroviária Barão de Mauá, com trens circulando, para benefício do povo trabalhador da região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
 AZULÃO, matando a saudade da plataforma da Estação Barão de Mauá.
 Companheiros do Movimento dos Trabalhadores Ambulantes dos Trens, num bate papo na exposição.
 Secretário Osório, ao junto aos Trabalhadores Ambulantes e Lideranças do Movimento Projeto Central.

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