domingo, 18 de maio de 2014

DEBATE SOBRE NOVO MODAL VLT PARA OS RAMAIS FERROVIÁRIO DE GUAPIMIRIM E RAIZ DA SERRA

Por Jorge Gonzaga Azulão

                                INFORMATIVO O TREM (Maio 2014)

O Movimento Projeto Central - Pela Revitalização dos Ramais Ferroviários de Bitola Estreita e Elétricos da Baixada Fluminense (1985), que luta pela melhoria e revitalização do Transporte Ferroviário, inclusive com a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos - VLT, nos ramais de Guapimirim e Vila Inhomirim (Raiz da Serra), tem tido, nos últimos anos, uma luta incansável pela qualidade do nosso transporte.
A luta começou em l985, com o companheiro Valter Neves (in memorian), que junto a outros lutadores, através da COMTREM, conseguiram levar o trem elétrico de Gramacho à Saracuruna. Hoje, estamos prestes a ver realidade o sonho de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, que é a chegada do VLT nos nossos ramais, para dar dignidade ao nosso povo.

Em 2013, entre outras atividades, realizamos  o 1º Congresso Regional Sobre Transporte Ferroviário, em Guapimirim, onde apresentamos a solicitação de construção de uma Estação Ferroviária de Integração, Trem/Transporte Rodoviário, na Reduc, em Duque de Caxias; melhoria da malha ferroviária com a manutenção da via permanente e revitalização de estações; duplicação do trecho ferroviário eletrificado de Gramacho à Saracuruna.
No meio do ano, fomos às ruas gritando "O TREM É NOSSO", "O VLT É NOSSO, num grito em favor da Mobilidade Urbana.
Em setembro, tivemos o Encontro Regional Sobre Transporte Ferroviário da região leste do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Magé/RJ, com a participação de várias autoridades municipais, estaduais e federal, além de lideranças comunitárias de outras cidades, onde foi foi aprovada a luta pela revitalização do trecho Magé Rio Bonito e Guia de Pacobaíba -Bongaba - Magé e Guapimirim, com trens de turismo.

Em 2014, não esta sendo diferente, pois em l5 de março, realizamos no Clube Rosário de Saracuruna, em comemoração aos 29 anos da Comissão do Trem - Comtrem, um grande debate, com a  participação de autoridades e lideranças comunitárias, que discutiram a questão do transporte ferroviário, inclusive falando sobre a resolução 4131, da ANTT, que trata da devolução dos ramais ferroviários, antes usados para o transporte de cargas.
Em 26 de abril, comemoramos em Guia de Pacobaíba, Magé/RJ, o aniversário de 160 anos da primeira Estrada de Ferro do Brasil, que foi inaugurada em 29 de abril de 1854.
Em 30 de abril o Movimento foi recebido pelo Prefeito Marco Aurélio Dias para discutir para discutir Mobilidade Urbana, para a cidade.

Em maio a coordenação do Movimento foi recebida pela Supervia/Odebrechet, onde fizemos sugestões e encaminhamentos para a melhoria da grade de horários dos trens Bitola Estreita, Guapimirim e Raiz da Serra, onde fomos informados do atendimento de várias demandas do Movimento, tais como: Obras do novo acesso à Estação de Saracuruna, ao nível da Praça Vieira Neto, evitando que os usuários tenham que continuar a subir as rampas para acessar a estação; Construção do novo lavatório para trens em Saracuruna; Obras em Piabetá, Santa Dalila e Barão de Iriri e a chegada do VLT em Magé, como pátio inicial para operações.
Foi confirmado uma reunião com palestra sobre o "novo modal VLT para os ramais ferroviários de Bitola estreita", com a participação dos engenheiros Luiz Consenza e Hélio Suevo, no dia 24 de maio, sábado, às 10:30hs, na Igreja Santa Clara de Assis, Próximo Estação Ferroviária de Imbariê.

No final de maio de 2014, previsão de reunião com a Presidência da Supervia Odebrechet, Prefeito de Guapimirim e a coordenação do Movimento Projeto Central, para tratar do projeto de mobilidade urbana para a cidade de Guapimirim.

Em junho, grande caminhada Ecológica e Cultural da Estrada da Barreira - Rio Soberbo, nas comemorações dos 160 anos da malha ferroviária (1854-2014) e a semana do Meio Ambiente. Será dia 08 de junho, a partir de 08:30hs, saindo da Praça Paulo Terra, Centro de Guapimirim. 





Vão acontecer durante o evento exposições de quadros históricos da ferrovia, oficinas culturais e um show de encerramento com artistas locais, com muito samba, pagode e música popular brasileira.

Apoio: Comtrem, Famug, Comamea, Famug, CUT, Astraterj, ACVI, AACG, Sindicato dos Petroleiro/Caxias, Sindicato dos Engenheiros/RJ, Clube de Engenharia/RJ, Sindicato do Ferroviários da Zona da Central do Brasil, AFPF/RJ, Trilhos do Rio, Guapimirim nos Trilhos e Associações de Moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário