quarta-feira, 23 de março de 2016

30 DE MARÇO DE 1972, A MAIOR TRAGÉDIA NA REDUC.

Por Jorge Gonzaga Azulão

Era ainda 4ª feira, 29 de março de 1972, aproximadamente 23:hs, quando minha mãe percebeu algo estranho na nossa vizinha REDUC. De imediato fez questão de me acordar, já que éramos muito ligados, como filho primogênito e confidente. Percebi que algo de grave estava prestes a acontecer, embora tivesse só 12 anos de idade. Primeira atitude foi chamar meu pai, que havia ido dormir embriagado, depois mandei que meu irmão Roberto fosse avisar nosso vizinho, Sr. Laerte, que além de cardiáco, tinha sofrido um atropelamento na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro, estava com a  perna e tórax engessado. O Sr. Laerte, ao contrário de meu pai, não voltou para a cama ficou de prontidão, junto com sua família. Meu pai, ainda tonto, mandou que todos os 08 filhos fossem dormir, pois os bombeiros estavam no controle daquela situação. Realmente, morávamos no morro e tínhamos uma visão aérea da situação, os bombeiros e funcionários fazendo o resfriamento das esféras.
Derepente, já na madrugada do dia 30 de março, 5ª feira, às 00:50hs, aconteceu a 1ª das 03 explosões fortes, onde cenas que marcaram nossas vidas até hoje, 44 anos após, teimam em vir a nossa memória.
Minha família, com de 08 filhos, foi partida ao meio, com 04 filhos para cada lado. Meu pai, que tinha ido dormir bêbado, ficou saradinho. Nossa casa rachou de baixo à cima. Nosso vizinho, Sr. Laerte, esqueceu o seu quadro clínico, fratura e coração, e corria como um atleta, tamanho o pânico. Outros que diziam ter problemas de saúde diversos, deixaram  as doenças de lado para salvarem suas vidas. A Rodovia Washington Luiz parecia pista de corrida, todos queriam correr em qualquer direção, sob o empurrãozinho das fagulhas do incêndio. Foi uma noite e madrugada para nunca mais esquecermos.
Hoje, ao completarmos, 44 anos daquele grande incêndio, percebo que os moradores, vizinhos da Reduc, continuam correndo risco de vida, conforme Boletim Unidade Nacional, de 23 de fevereiro de 2016, Informativo do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias, que denunciam o estado precário de alguns setores da Refinaria, com possibilidade de explosão ou outros acidentes, ex.: Vazamento de NAFTA U-1210, Risco de Explosão na U-1630 e Turbina TC6301 corre risco de explosão da U-1630, além de areas sem manutenção.
Os moradores de Campos Eliseos, Pilar, Jardim Primavera e arredores, pedem as autoridades do Governo Federal e Estadual que fiscalizem com seriedade a empresa e seus responsáveis, pois existem denúncias que gerentes estão obrigando os trabalhadores a fazerem procedimentos sem a devida segurança.
CHEGA DE TRAGÉDIA, 1972 NUNCA MAIS!!!!!









NOSSA SAUDAÇÃO A TODOS OS PETROLEIROS E FAMILIARES. QUE FICARAM NA IMENSIDÃO DA SAUDADE!!!!

terça-feira, 15 de março de 2016

AZULÃO CONVERSA COM OS TRABALHADORES AMBULANTES DOS TRENS

Por Jorge Gonzaga Azulão

Com o proposta de avançar na organização dos Trabalhadores Ambulantes dos Trens que atuam no Ramal Ferroviário Saracuruna/Gramacho, foi realizado nesta 3ª feira, 15/03/2016, em Jardim Primavera, Duque de Caxias, uma importante reunião de conscientização sobre NORMAS DE CONDUTA para a atividade nos trabalhadores nos trens.
Azulão iniciou a reunião homenageando as mulheres trabalhadoras que atuam como Ambulantes e as esposas e filhas dos trabalhadores, que atuam na retaguarda, dando forças para que possam vencer. Em seguida foi feito agradecimento pela presença dos companheiros em eventos na Alerj, Comemoração dos 90 anos da Estação Ferroviária Barão de Mauá e participação nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública - CCS/AISP 15.
Foi definido que serão feitas outras camisas, com a marca AMIGOS DO TREM, sendo indicado pelo o Azulão, o Trabalhador Ronaldo Felinto, para ser o tesoureiro do Movimento e assim agilizar a aquisição do material.
Ao término, o Azulão, como liderança dos mesmos fez questão de fazer uma oração pelos Trabalhadores e familiares, para que Deus possa fortalece-los e os livrar de todo o mal.
Acertado também que a próxima reunião será em 24 de março, às 10hs, no mesmo local.