quinta-feira, 20 de março de 2014

AVANÇOS DA ORGANIZAÇÃO POPULAR EM FAVOR DOS TRENS DE 2012 À 2014.

 Frei Jorge Paulo, Jorge Gonzaga Azulão, Dr. Luiz Carlos, Dep. Gilberto Palmares, Luiz Conseza, Mário Luiz dos Santos e outros.


 Deputada Federal Andréia Zito, abaixo, Azulão, Mário e Luiz Consenza
O ano de 2013, em especial, foi marcado por grandes avanços da Sociedade Civil, representada pelo Movimento de Aceleração do Transporte Ferroviário do Estado do Rio de Janeiro, em favor do transporte ferroviário, tanto eletrificado como à diesel, que circulam nos ramais de bitola estreita, ligando Saracuruna à Guapimirim e Raiz da Serra.
Por conta da seriedade do Movimento de Aceleração, adquirimos o respeito da população, autoridades e da própria Supervia/Odebrechet Transports, a qual sempre fez questão de reunir-se com a coordenação para tratarmos de assuntos de interesse da malha ferroviária e seus usuários, resultando no atendimento de várias solicitações do Movimento, tais como: Revitalização da via permanente, com troca de dormentes e trilhos; Pontes e Pontilhões; Manutenção de material rodante; Obras de reformas de estações; Segurança interna nos vagões; Fidelidade e aumento de horários; Instalação de bicicletário e banheiros na estação Saracuruna; Colocação de Painel com horários na parte externa da Estação Saracuruna; Aumento de vagões nos  trens elétricos de seis (6) para oito (8) nos horários de pico; Construção da Estação Corte Oito, em Duque de Caxias.

Entregamos a diretoria da Supervia/Odebrechet Transports, o Projeto Central - O VLT É NOSSO É DE MASSA. A empresa decidiu apoiar a ideia e implantar o sistema nos Ramais que partem de Duque de Caxias em direção a Guapimirim e Raiz da Serra, ainda em 2014.

Realizamos em abril de 2013 o I Congresso Regional Sobre a Revitalização dos Ramais Ferroviários da Bitola Estreita da Baixada Fluminense, com a participação de lideranças de vários municípios, autoridades Estaduais, como o próprio Secretário Estadual de Transporte Júlio Lopes, que se comprometeu com a causa; os Prefeitos de Guapimirim, Marco Aurélio e de Magé Nestor Vidal, além de representante da prefeitura de Itaboraí e Tanguá, foi um Sucesso.

Em setembro, realizamos o I encontro Regional Sobre a Revitalização, um desdobramento do Congresso de Guapimirim, no Auditório da Unigranrio de Magé, com a presença de centenas de pessoas, inclusive o Deputado Federal Simão Sessin, Diretor da CBTU - Sérgio Sessin, Prefeitos, Vereadores e lideranças da sociedade civil, todos reafirmando o empenho na melhoria do transporte ferroviário, com a implantação do VLT, inclusive ligando Magé à Itaboraí.

Eventos sociais foram realizado como fruto da parceria, tais como a 14ª Caminhada Cultural e Ecológica da Estrada da Barreira, em Guapimirim, nas comemorações dos 159 anos da ferrovia e os trezentos anos da Capela N.S. Conceição da Barreira, com participação e apoio da Prefeitura de Guapimirim e Supervia Odebrechet, onde foi selado a construção do corredor cultural, com o projeto 'APITO'.

Participamos de Debates em vários outros locais, tais como: ELERJ - Escola do Legislativo/RJ, Club de Engenharia, Sindicato dos Engenheiros, entre outros, sempre levando a proposta da implantação do VLT, em substituição aos trens puxado à máquina, nos ramais de bitola estreita.

Em Julho surgiu mais uma oportunidade de avançarmos com o transporte ferroviário para o norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro, com a devolução pela FCA -Ferrovia Central Atlântica, que operava o transporte de cargas do Rio à Bahia. Devolução oficializada na resolução 4131/2013. Aprovamos, como resultado da pressão popular do 1º Congresso em Guapimirim e o Encontro Regional de Magé, a proposta do debate do Clube de Engenharia para entrarmos no MPF com denúncia no dia 30/01/2014.

Em janeiro de 2014, no Conselho de Saúde de Magé, foi aprovado uma Plenária Popular, em comemoração aos 29 anos da Comissão do Trem - COMTREM, no Clube Rosário de Saracuruna.  Neste evento, realizado em 15 de março, foi aprovado, pela grande maioria presente, um ato na Rodovia Rio Magé, em comemoração aos 160 anos da ferrovia no Brasil (1854-2014), no dia 30 de abril, às 10hs, no marco da 1ª ferrovia.
No evento de Saracuruna estiveram presentes lideranças Comunitárias de vários municípios, Dep. Estadual Gilberto Palmares (PT), Dep. Estadual Andréia Zito (PSDB), Luiz Consenza (CREA/RJ), Frei Jorge Paulo, Júlio César (Banco Comunitário de Saracuruna), entre outros.

POR: JORGE GONZAGA AZULÃO E MÁRIO LUIZ DOS SANTOS, MEMBROS DA COORDENAÇÃO DO MOVIMENTO DE ACELERAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário