segunda-feira, 24 de março de 2014

REUNIÃO PARTICIPATIVA DA ANTT 004/2014

Com a presença de lideranças e autoridades de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu neste dia 24 de março, no Hotel Novo Mundo, na Av. Praia do Flamengo, nº 20, Bairro Flamengo/RJ, mais uma Reunião Participativa da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, visando discutir pontos polêmicos da Resolução 4131/2013, que trata da devolução de trechos da malha ferroviária em poder de concessionárias, do Estado do Rio de Janeiro até a Bahia.
Os pontos que receberam maiores questionamentos foram sobre os efeitos da devolução, os trechos economicamente inviáveis, responsabilidade sobre invasão na faixa de domínio da ferrovia e valores a ser devolvido por parte das concessionárias.
Os integrantes da mesa, composta por: César Dias -Ouvidoria da ANTT, Jean Mafra - Superintendente da ANTT, Alan José da Silva - SUPAS, Fernando Formiga Super/ANTT e Ariston Ayres Rodrigues - ANTT, tiveram muito trabalho para responder aos questionamentos do grupo de lideranças presentes, entre eles o Sr. Genésio - do Movimento de Preservação Ferroviária, José Alencar dos Santos - Ferroviário de Macaé, Zeca Franco - Gerente do VLT de Macaé, Antonio Pastori - Associação de Preservação Ferroviária, Marcio Abreu de Oliveira - PREFEITO DE PARAÍBA DO SUL, José Cássio - Movimento de Preservação Ferroviário, Juarez Magalhães - Secretário de Habitação de Barra Mansa, Delmo Pinho - Sub-Secretário Estadual de Transportes, Nascin Elmor - Produtor Rural de Paty de Alferes e José Osvaldo da Concessionária FCA.
 Pelo Movimento de Aceleração do Transporte Ferroviário Falou Mário Luiz dos Santos, o Mário Macaco, apresentando documento assinado pelas entidades que fazem parte do Movimento, reafirmando a disposição de todos na luta pela revitalização da malha ferroviária da Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, ligando Saracuruna à Guapimirim e Raiz da Serra, com interligação de Magé à Visconde de Itaboraí.
Segundo a mesa todos propostas constarão da ata da reunião, inclusive aquelas que foram apresentadas por escrito, como no caso do Azulão, que pediu a revitalização do trecho com a implantação do VLT.
Vamos agora aguardar o desenrolar dos fatos, pois certamente algumas mudanças vão acontecer na resolução da ANTT, pois nos parece ser um documento feito sem parecer de profissionais que conhecem a malha ferroviária.
Jorge Gonzaga Azulão e Mário Macaco, abaixo, lideranças que lutam para salvar a malha ferroviária no Brasil


Delmo Pinho - Sub Secretário Estadual de Transportes dos Estado do Rio de Janeiro
Azulão, Mário Macaco e o Sr. Serafim

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