terça-feira, 3 de março de 2015

30 MARÇO, ANIVERSÁRIO DA MAIOR EXPLOSÃO OCORRIDA EM DUQUE DE CAXIAS.

Por Jorge Gonzaga Azulão

Nesta 3ª feira, 03 de março, no mesa linho da Estação Ferroviária de Duque de Caxias, tive a oportunidade de visitar a 1º Exposição de Cartazes Alusiva a Prevenção de Acidentes, promovia pelo Sr.: Orlandino dos Santos, idealizador do Programa Cipa na Escolas, que já é lei, sancionada pela presidente da República Dilma Rooself. O evento teve apoio do Sindicato dos Petroleiros, que colaboram, inclusive, com fotos do grande incêndio, ocorrido em 30 de março de 1972.
Ao ver aquela fotos lembro-me que na época tinha 12 anos de idade, morava em frente a Reduc, num morro, que permitia vermos de cima o combate ao incêndio. Minha mãe tinha ido na cozinha, levar a mamadeira de minha irmã, quando viu aquela claridade diferente e me chamou, pois éramos muito apegados, apesar de sermos 08 filhos. Ao visualizar aquela situação, procurei acordar meu pai, que não deu a devida atenção ao fato, pois via as mangueiras dos bombeiros e petroleiros combatendo o incêndio. Resultado: Ele voltou a dormir.


 Pedaço de chapa de aço, próximo a ferrovia e Azulão e Sr.: Orladinho em Duque de Caxias.
 Manchete marcante de Jornal da época: MÉDICOS CHORAVAM E FERIDOS PEDIAM PARA SEREM MORTOS.

Ao lado de nossa casa, morava o Sr. Laerte e familia, que era cardíaco, obeso, 
 diabético e tinha sofrido um atropelamento, onde quebrou a perna e 02 costelas, ele não fez como meu pai, mas ficou na expectativa.
De repente houve a primeira explosão, onde a noite virou dia, a minha casa rachou de alto a baixo, o fogão começou a dançar sozinho, doente corriam, pessoas passavam até sem roupas, o Sr. Laerte esqueceu o gesso da perna e costela para o morro correndo. Sumiu reumatismo, pressão alta, deficiências físicas e outras situações, todos queriam era correr para longe daquela tragédia. Minha família éramos 08 filhos, foram 04 para cada lado e só foram encontrados pela manhã.
Depois do evento víamos os adultos contestando sobre o números de mortos entre Petroleiros e moradores da região, o fato é que desde daquela época oramos e torcemos para que tal fato nunca mais aconteça, pois, eu, Jorge Gonzaga Azulão vi ao vivo, a MAIOR EXPLOSÃO em 48 anos de Duque de Caxias.

Um comentário:

  1. É JORGE VC VIU DE LONGE, EU VÍ DE PERTINHO CONTEI UM POUCO DA HISTÓRIA DESSE TERRÍVEL DIA.

    ResponderExcluir