quinta-feira, 7 de maio de 2015

AZULÃO VISITA O RAMAL FERROVIÁRIO JAPERI/PARACAMBI

Por Jorge Gonzaga Azulão

Preocupado em obter mais informações sobre os trens do ramal Barrinha, que ligavam, até 1996, os Municípios de Japeri e Barra do Piraí, saímos em campo, nesta 5ª feira, 07/05, em busca de nosso objetivo. Logo no início, em Deodoro, encontramos o ferroviário Professor Mauro, que conhece tudo sobre trens, que quando soube de nosso intento fez questão de nos auxiliar, fornecendo dados para o nosso trabalho.
O ramal dos Trens Barrinha, funcionou de 1970 à 1996, num percurso de mais ou menos 20 quilometros, duas viagens diárias, transportando cerca de 12 à 15 mil passageiros diariamente, tendo estações e paradas, que são: Parada Engenheiro Mário Belo, Parada Engenheiro Gurgel, Parada Palmeira da Serra, Estação Engenheiro Paulo de Frontin, Parada Humberto Antunes, Estação Mendes, Parada Morsing, Parada Santana da Barra e Estação Barra de Piraí. Deixou de operar após o grave acidente, em 1996, onde vários passageiros morreram ou ficaram feridos. Hoje existe a luta, por parte das comunidades, que estarão fazendo uma reunião, em junho, na Associação de Moradores do Bairro Belém, no Centro de Japeri, visando a tomada de decisões para a volta do trem barrinha. O Movimento Projeto Central, apóia toda a luta em favor dos trens, sejam de bitola estreita ou elétricos, tais como: Trem Barrinha, Trem Santa Cruz à Itaguaí-Muriqui-Mangaratiba, Trens de Turismo em vias desativadas, entre outros.
Obrigado a todos os amigos do Ramal Japeri/Paracambi, que nos receberam com todo o carinho, nesta 5ª feira.

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