quarta-feira, 19 de agosto de 2015

AMANTES DOS TRENS SE ENCONTRAM EM FAZENDA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Nem todos os cariocas sabem que na Av. das Américas, em Pedra de Guaratiba, existem relíquias Ferroviárias, que lembram as primeiras à circularem no Brasil, onde são preservadas, ao lado do gado e outros animais comuns em fazendas do interior. Trata-se de trens movidos à vapor, isso mesmo, movidos a lenha, como antigamente, à partir de 1854.
Trata-se do amor e compromisso do proprietário, Sr. Marcio Manela, membro da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, entidade que luta pela preservação do patrimônio histórico das ferrovias do Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo do Sr. Manela é passar para as novas gerações e público em geral a história da malha ferroviária no Brasil e sua importância para o crescimento.
Ao todo são 04 Locomotivas, revitalizadas pelo Sr. Manela, com apoio de amigos ferroviários, que circulam por caminhos maravilhosos que lembram os trajetos percorridos no passado, com muito verde e animais nos pastos, visão testemunhadas pelos fundadores da Ferrovia no Brasil, em Guia de Pacobaíba, Magé/RJ.
Entre os visitantes, desta 4ª feira, 19/08, estavam, além dos Sr. Marcio Manela, o Presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir de Lemos, o Indio; Sidney de Paula, Ferroviário; Sr. Vassil, da Associação dos Aposentados Ferroviários; Luiz Consenza, Conselheiro do Senge/RJ; Luiz Otávio, Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária; Jorge Gonzaga Azulão, da Astraterj e Movimento Projeto Central - Pela Revitalização dos Trens de Bitola Estreita e Elétricos do RJ, entre outros participantes.
Azulão, aproveitou para comunicar que esta sendo instalado na Assembléia Legislativa dos Estado do Rio de Janeiro - ALERJ, a Comissão Especial de Transportes, que estará focando na qualidade dos serviços de transportes, em especial os trens de passageiros. Comissão que esta sendo presidida pelo Deputado Estadual Zito.





aula sobre ferrovia, com o sr. Manela, durante o passeio pela fazenda Mato Alto.



As lideranças presentes ao evento, Azulão ladeado por Hélio Suêvo e Luiz Otávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário